O que a MTV, os Titãs e o SXSW têm em comum?
Há 21 anos, a MTV colocava no ar uma vinheta assim: barulho irritante, locutor e um lettering: “desligue a TV e vá ler um livro”.
Nesse SXSW de 2025, Emma Lembke, falou sobre o seu “Log Off Movement”, um movimento que busca conscientizar sobre o uso excessivo das mídias sociais e oferece recursos para ajudar os jovens a gerenciar seu uso digital de maneira saudável. Ela reforçou os cinco grandes problemas que as redes sociais trazem: saúde mental, desinformação, vício, privacidade e polarização social e política.
Na primeira palestra do evento, Kasley Killam falou sobre saúde social e a importância de mantermos conexões verdadeiras para aumentarmos a longevidade e a produtividade.
Scott Galloway, professor da NYU, reforçou que a grande epidemia deste primeiro quarto de século é a solidão, diretamente causada por algoritmos e a tecnologia.
Amy Web, uma das estrelas do evento, falou que a grande questão não é a tecnologia. E, sim, que não temos um plano para lidar com ela.
Vários outros painéis também endossaram o tema:
A CEO do BlueSky, Jay Graber, trouxe o debate da privacidade e a necessidade de a gente criar redes sociais que priorizem a saúde mental. O modelo que ela defende para as redes sociais é a de ter protocolo aberto e serem descentralizadas. Devolver o controle para o usuário.
“Algoritmos não são o problema; o problema é você não ter controle sobre eles. Se você pode escolher o que o algoritmo faz, ou escolher entre algoritmos, você tem um mercado aberto”
A cantora Kesha, no painel “Fighting Loneliness in Our Digital World”, discutiu o isolamento e vulnerabilidade, ratificando a importância de conexões autênticas.
Outras iniciativas para aumentar o bem-estar e combater a lógica perversa do algoritimo feita para captar a atenção e a ansiedade já existem.
Time Well Spent é um movimento que visa realinhar a tecnologia com o bem-estar dos usuários.
O Center for Humane Technology é uma organização que trabalha para otimizar uma mudança global em direção a tecnologias que protejam o bem-estar humano.
O Digital Wellness Collective é uma comunidade de profissionais e organizações dedicadas a promover o bem-estar digital.
Be Social, Be Smart é um programa educacional que foca em ensinar jovens e adolescentes sobre o uso responsável das redes sociais.
Antes da MTV, os Titãs já ensinavam que a Televisão deixava a gente “burro, burro, muito burro demais”.
Será que estamos despertando a tempo de corrigir a rota e, finalmente, usar a tecnologia a favor do bem-estar da humanidade?
Eu ando torcendo por aqui. E tentando me desintoxicar. Somos todos vítimas do algoritimo.
Flávio Medeiros é diretor de criação da agência 3mais
“Desligue a TV e vá ler um livro” #MTVBrasil
Flavinho, como sempre, um farol aceso e atento, sempre propondo caminhos menos ansiosos e imediatistas.
As pessoas têm a mania de tornar a vida complicada.
Agora o vilão é a Internet.
Já foi a tv.
Apresentam dificuldades e problemas pra vender facilidades.
Eu tenho 76, fico horas na Internet e minha mente está ótima e lúcida.
Tenho outros interesses na vida, como leitura e música.
Gosto de animais, principalmente gatos.
Não tenho problema algum com a Internet.
Não me atrapalha em nada, pois gosto de escrever e tenho minha página no Facebook e escrevo comentários nos outros aplicativos.
É procurar cabelo em ovo.